sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ludov


Em julho desse ano o Descontrole acompanhou o show do Ludov em Nova Odessa, quando a banda apresentou as músicas do Caligrafia (disco que, a cada audição, torna-se mais e mais querido e pode ser baixado aqui). Semana passada, numa apresentação histórica (em que a banda dividiu a noite com o Pullovers pela primeira vez), o Ludov apresentou aquilo que, ao lado de Pullovers, Terminal Guadalupe, Céu, Curumin, Romulo Fróes e uma porrada de outros artistas, se configura como o que de melhor esse país tem pra apresentar nesses anos 2000 (um dos momentos mais ricos da música brasileira de todos os tempos).
No site Scream&Yell há uma excelente entrevista com o Habacuque feita pelo Murilo Basso, além de resenhas do disco e de um show da turnê feitas pelo Marcelo Costa. Abaixo o clipe da faixa Reprise:


domingo, 18 de outubro de 2009

erasmo carlos


Erasmo Carlos lançou um disco de inéditas em 2009. Rock'n'Roll tem o timbre do rock clássico e não perde a oportunidade de, ao mesmo tempo, soar moderno. Por meio desse álbum, Erasmo mostra que o Brasil não tem apenas uma realeza na música.

Em "Olhar de Mangá" (que pode ser ouvida no MySpace do artista) Erasmo surpreende com uma letra especialíssima inspirada nos quadrinhos japoneses, realizando uma homenagem às mulheres com olhar de pidona.
E lá em cima
No jardim do Éden
Os deuses já de porre
Brindam com Maná
A grande sacanagem na Terra
Tudo por causa do olhar de mangá

No final da música, Erasmo cita o nome de diversas mulheres que, segundo ele, são possuidoras desse olhar de pidona. Entre elas, Camila Pitanga, Beth Davis e Gal Costa. Do papel, o tremendão tirou Mona Lisa, Luluzinha e, pasmem, Margie Simpson, quase que num ato de profecia, já que a musa seria a capa da Playboy norte-americana de outubro.

Rita Lee (uma das homenageadas pela música) fez uma resenha para o site do artista em que faz referência à música "A Guitarra é uma mulher": Entre mulheres melancias, samambaias, melões e jacas, só Erasmo para proclamar aos quatro ventos que a mulher é uma guitarra.

Numa outra canção, Erasmo celebra a oportunidade de ser cover de si mesmo (Gosto muito de ser igual a mim/Ser o gêmeo do eu original/Eu mesmo meu próprio personagem).

Em "Vozes da Solidão" Erasmo descreve o nascimento de um novo amor e compara o que sente nesse acontecimento com a alegria de um gay em festa.

Rock'N'Roll tem grandes chances de figurar nas listas de melhores do ano. Em 2009 Erasmo foi atração até no VMB da MTV, onde tocou acompanhado de artistas da mais nova geração do rock nacional (como Gabriel Tomaz, dos Autoramas e Érica Martins, ex-Penélope, por exemplo). Abaixo você pode ver o vídeo da apresentação do tremendão na noite de entrega dos prêmios:

sábado, 17 de outubro de 2009

ela sobe, ela desce, ela dá uma rodada


Mantendo o clima de DeSCoNTRoLe, o zine não conseguiu imprimir sua #4 edição por conta de problemas e$peciais. Entretanto, novidades estão por vir. Desde que foi lançada a primeira edição, em 2007, o fanzine Descontrole tem a pretensão de ser um parceiro infalível de Campinas na divulgação de tudo aquilo que rola no universo underground da cidade. Fazer um zine-militante-rock'n'roll nem foi a intenção primeira do Descontrole, mas ele se tornou algo do tipo devido aos inúmeros parceiros que constituímos ao longo desses dois anos de existência. Por conta do grande número de pedidos e em comemoração ao aniversário do zine, estamos propondo uma reformulação do conteúdo de nosso blog que, a partir daqui, deixará de publicar somente notícias ou matérias de edições passadas do fanzine para publicar, também, conteúdo inédito: entrevistas, imagens, informes e resenhas estarão disponíveis neste endereço a partir do lançamento on line da próxima edição do Descontrole. Mais adiante pretendemos construir também um podcast descontrolado exclusivo para quem nos acessa a partir da internet e criar novas parcerias para alimentar cada vez mais o conteúdo do fanzinedescontrole.blogspot.com. Bem vindos à nossa nova fase!

(ilustração exclusiva feita por Fabiano Eiras para o Descontrole#4)